Este texto à primeira vista pode parecer que não tem nada a ver com nudez ou aceitação do próprio corpo, mas na verdade é a alma da discussão. Afinal, o psicológico manda em tudo.
A timidez não é uma doença. Na verdade, a timidez é um mecanismo de defesa que em certo ponto é muito benéfica. É como nossa consciência falando “nossa, isso é vergonhoso. Melhor não fazer nada para preservar a imagem”. Por outro lado, como tudo em excesso, a timidez excessiva cria bloqueios. Com bloqueios se perde oportunidades na vida, ao ponto de chegar um dia e você dizer “nossa, era melhor eu ter feito alguma coisa ao invés de ficar quieto.
Conheço muito bem a sensação de ser tímido. Eu era quando criança. Chegava em um lugar, as pessoas olhavam e pareciam que estavam reparando em tudo o que eu fazia. Se estavam rindo, era por causa de mim. Se estavam cochichando e olhando na minha direção, certamente estavam comentando alguma coisa sobre minha aparência… ou até mesmo minha alma…
Então na minha cabeça eu imaginava que as pessoas me viam como um menino quieto que não fará nada além de existir. E parte do problema também era ter pais e amigos que eram completamente o oposto. Falavam pelos cotovelos e, o pior: falavam por mim. O que significa que foi criado o costume de eu não impor as opiniões, sempre esperando que alguém respondesse ou falasse por mim.
Com o tempo e estudando muito sobre a minha condição, percebi que os tímidos têm uma espécie de egocentrismo, como se ele fosse a pessoa mais importante do mundo. Na real, as pessoas não estão nem aí com você. Podem até te julgar, mas os tímidos também esquecem que todas as pessoas também se importam com a própria imagem, acima da dos outros ou do desconhecido que acha que todos estão olhando para ele. Pessoas vão te julgar, mas duvido que você não faça o mesmo com as outras em algum momento. E acredito que ninguém pode se declarar como tímido e isso é bom passo para se livrar da timidez.
Você pode até ter momentos de timidez, não significa que você precisa colocar na cabeça que nunca vai sair desse estado. Ter medo de falar ou de conviver com as pessoas. Eu gosto muito dos momentos de solidão, mas aprecio também boas conversas e trocas de experiência.
Para se livrar da timidez é preciso ter coragem para encarar seus medos. É aquele momento que seu coração começa a bater mais forte, uma frio na barriga e que as bochechas esquentam… mas quando você faz uma atitude ousada e vê que não foi tão difícil, isso se torna um hábito com o tempo. Levamos a vida a sério demais e isso dificulta muito a perda da timidez.
Algo que me ajudou muito for me tornar um descamisado. Querendo ou não, para um homem, mostrar o peito desnudo já é um grande desafio. Mas já demonstra uma personalidade mais tranquila, e isso é que é legal. Com o descamisamento, vem aquela sensação de coragem, de não ter medo de exibir a maior parte (e a mais interessante, que é o tronco) nu. E eu falo que é a mais interessante de se ter coragem porque por meio do tronco exibimos boa parte da nossa aparência física. Mostramos que somos magros, gordos, se temos ou não temos pelos.
A partir daí, o processo para ficar nu é bem mais simples. A novidade será exibir sua genitália.
Ficar tímido é natural, mas não deixe que isso te impeça de realizar as atividades. Quando se sentir tímido, lembre-se que para tudo é preciso de uma dose de coragem. Para viver precisamos de coragem.
Timidez
- jaime89
- Has thanked: 8 times
- Been thanked: 27 times
Re: Timidez
Excelente texto Gabriel, quando criança e jovem e até a fase adulta eu não me considerava propriamente tímido porque cresci em um círculo de amizades que se perdura até hoje e meus amigos e eu crescemos sem o tabu da nudez, mesmo com corpos e genitálias diferentes não havia críticas ou maldades até expandirmos este universo quando conseguimos completar uma rifa para viagem dos jogos internos da escola, aí sim tivemos que lidar com a timidez em relação a outras pessoas. Lembro que quando fui pela primeira vez em um vestiário me deparei com vários jovens da minha idade na época que era de 16 anos e até adultos a maioria esmagadora estava pelada se arrumando para os jogos ou tomando banho para esperar o ônibus para ir embora pro alojamento, foi chocante eu confesso e meus amigos também se sentiram desconfortáveis e todos ali nos olhavam como os "caipiras" kkkkkkkkkk, então decidimos mesmo no nervosismo tacar o botão do F já que iríamos nos atrasar, conseguimos trocar de roupa e ficar pelado naquela situação depois de um tempo deixou de ser um incomodo, a partir deste dia comecei a ficar pelado em vestiários com outras pessoas sem ser com meus amigos de longa data e até hoje é assim...