Há dois assuntos relacionados à nudez que me incomodam. Eles são assuntos relacionados, mas eu acho que vale um post sobre cada um deles.
Este é um tópico mais sobre desabafo do que realmente dicas ou conselhos e é claro que eu gostaria muito de ler a opinião de vocês.
Se você entrou aqui no fórum, seja um visitante ou um membro dele, acredito que no mínimo se interesse pelo tema nudez, mais especificamente sobre a prática do nudismo. Você pode não ter nenhuma experiência com nudez, mas se está aqui ao menos tem certa curiosidade.
Em contrapartida, existem pessoas que simplesmente repudiam o tema e isso é absolutamente comum, afinal a nudez é um assunto que se torna assustadoramente polêmico, a ponto de eu achar absurdo: pessoas que possuem aversão ao simples fato de nudistas existirem!
Acredito que todos os seres humanos devem ser livres para fazer o que quiserem com suas próprias vidas e praticar o nudismo é uma dessas particularidades, no entanto, ao longo da minha vida (inclusive familiares) eu já me deparei com pessoas que rotulam o simples ato de dormir ou ficar sozinho em casa completamente pelado é um ato considerado safado e promíscuo. É tanta indignação nessas falas que é como se eu dissesse que “vou sair na rua completamente pelado e vou fazer a maior putaria de todos os tempos”.
Eu falei que havia outro assunto relacionado e que ainda vou abordar aqui no blog sobre a associação que muitas pessoas têm sobre falar de nudez significa unicamente também falar sobre sexo, como se o ato de ficar pelado servisse como o propósito para praticar o ato sexual, se masturbar ou agir como um exibicionista.
Essa relação da nudez com a sexualidade é esperada, mas a nudez em si não precisa envolver nada disso. O nudismo é algo mais puro do que o prazer carnal. Nós viemos ao mundo sem roupas. Tomamos banho sem roupa. Nosso corpo sem roupas é completamente funcional.
Ser visto nu, mostrando seu corpo como ele é de verdade com todas as “imperfeições” e características únicas dá uma sensação de extrema confiança, ao mesmo tempo expõe nossa vulnerabilidade, fazendo com que nós nos revelamos para o outro, ao menos fisicamente. Sem necessidade de exibir sua classe social com as roupas… só você e seu corpo.
O nudismo sempre serviu para voltarmos às nossas origens, nos desconectando um pouco da sociedade que a humanidade criou e ditou regras, regras essas que “quebramos” ao tirarmos nossas roupas e veja só… é tão bom ficar sem elas para fazer praticamente tudo! E ao menos que você só pense em putaria o dia inteiro, é possível fazer muitas coisas estando nu.
Evidentemente a individualidade do outro deve ser respeitada, não se pode forçar toda uma família a querer praticar a nudez e também ela deve ser praticada por nós com bom senso, mas é bom deixar claro que o nudismo em si foge bastante de algo promíscuo, colônias e praias não devem ser uma “suruba a céu aberto”.
Como dito, é só um desabafo. Eu tendo um fórum sobre nudez me pergunto várias vezes qual caminho devo tomar em relação ao assunto. E como a nudez masculina deixa questões em aberto e é sujeita a várias interpretações, esse é um assunto que também quero abrir para discussão.
E aí o que vocês acham?
Quando a nudez é um problema
-
Tiago
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 17 times
Re: Quando a nudez é um problema
Concordo totalmente, Gabriel. Infelizmente não podemos controlar como os outros vão interpretar nossa nudez e acredito que tais interpretações são até esperadas em uma cultura onde só nudez existe apenas no banho, na troca de roupas e no sexo. Cabe a nós apresentarmos o que queremos e o que a nudez e o naturismo significa pra nós.
- Lucas S
- Has thanked: 69 times
- Been thanked: 80 times
Recentemente, vi um comentário em um vídeo do YouTube que exemplifica muito bem essa parte do texto.gabriels escreveu: Seg 04 Ago 2025, 21:00Em contrapartida, existem pessoas que simplesmente repudiam o tema e isso é absolutamente comum, afinal a nudez é um assunto que se torna assustadoramente polêmico, a ponto de eu achar absurdo: pessoas que possuem aversão ao simples fato de nudistas existirem!
No comentário, o cara estava reclamando do que ele chamava de "degeneração da sociedade". Aí ele citou três exemplos dessa alegada degeneração: troca de casais, relacionamento a três e... praias de nudismo! Não irei (e nem vem ao caso) discutir aqui se o que ele mencionou são mesmo"degeneração da sociedade" ou não. O ponto é que eu não consigo imaginar nenhum contexto em que seja possível colocar praias de nudismo no mesmo conjunto que os outros dois itens! Uma coisa não tem nada a ver com a outra. É totalmente incompatível! Por mais que tenha gente que frequente praia de nudismo com segundas intenções, a filosofia e o estilo de vida que o nudismo/naturismo representa é muito maior do que "ver gente pelada"/"se exibir para os outros". Mas é difícil colocar isso na cabeça de certas pessoas.
É lamentável que muita gente tenha essa visão. É por isso que eu digo que, se um dia eu resolver visitar alguma praia de nudismo, farei o possível para que nenhuma pessoa do meu convívio fique sabendo disso, pois a probabilidade de não entenderem é alta.
- gabriels
- Site Admin
- Has thanked: 79 times
- Been thanked: 83 times
Pois é, mesma situação aqui. Conheço os cidadãos da minha família e sei que pensam dessa forma. E infelizmente é difícil mudar o pensamento. Mas continuarei firme com meus hábitos e quanto eu criar minha própria família vou defender a naturalidade do nudismo sem envolver segundas intenções, mesmo sendo complicado porque parece que o mundo não está preparado para encarar a nudez dessa forma.Lucas S escreveu: Sáb 23 Ago 2025, 19:01 É lamentável que muita gente tenha essa visão. É por isso que eu digo que, se um dia eu resolver visitar alguma praia de nudismo, farei o possível para que nenhuma pessoa do meu convívio fique sabendo disso, pois a probabilidade de não entenderem é alta.
-
Ricardo
- Has thanked: 76 times
- Been thanked: 49 times
Eu , quando vou em praia de nudismo , vou sem que ninguém saiba . Pois não teria coragem de falar para ninguém do meu convívio , pois não sei como interpretariam . Então , vou e volto sozinho . Lá as vezes até converso com uns ou outros , mas como estamos no " mesmo barco " , fica tudo entre iguais . E porque eu vou então ? Na verdade não vou para vivenciar o naturismo , pois nem sou " naturista " nato ! Vou para rasgar todos os meus traumas , todos os anos em que morria de vergonha de tirar a camisa ou mostrar o corpo , assim cada vez que eu vou vale por mil sessões de terapia , volto com a alma lavada ( e o corpo todo , literalmente !! ) , vou para ver e ser visto , porque sim sempre tinha a curiosidade de ver os corpos dos outros , o que , ao contrário de alguns comentários de companheiros aqui , não me era permitido por meus pais , então só me sobravam os outros , e no caso , os colegas de escola , em raras ocasiões , mesmo que nem coragem de me desnudar com eles , e muito menos tomar banho juntos , eu tinha . Muito aos poucos fui me permitindo novas oportunidades , até chegar a essa " cereja do bolo " que foi a praia de nudismo , pois agora não era só o corpo , mas o corpo e a natureza ! Terapia pura ! Reengenharia mental ( e corporal )